Pudim de cacau com chia
- Anabela Pereira
- 12 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
Em breve, o Natal chegará com toda sua magia! Para que o viva ainda mais intensamente e sem culpas, vou partilhar a minha primeira receita especial de Natal.
Quem me conhece, sabe que adoro sementes de chia e cacau. O cacau cru, a 70% ou superior e sem laticínios, eleva o humor, melhora a circulação sanguínea, pode baixar a pressão arterial, reduz os níveis de colesterol "mau" (LDL), é antinflamatório e antioxidante (sabia que o seu potencial antioxidante é superior ao do açaí, do goji e do mirtilo?). Também é uma das fontes vegetais mais ricas em ferro e magnésio, minerais essenciais para um coração saudável!
As sementes de chia são, sobretudo, ricas em ácidos gordos ómega 3, mas também contêm antioxidantes, proteínas, minerais e fibras. Elas aumentam 5 vezes o próprio peso se emersas em líquido, por isso ajudam a sentir-se saciado mais rapidamente e na perda de peso.
Resolvi, assim, juntar estes ingredientes e os seus benefícios numa sobremesa para estes dias de festa, aliando o prazer à saúde!
Precisamos de:
50g de sementes de chia
250ml de leite de amêndoa
3-4 colheres de sopa de agave
2-3 colheres de sopa de cacau cru em pó a 70%
1 colher de chá de extrato de baunilha
200g de groselha ou framboesas
Método:
Na véspera, demolhe as sementes de chia em leite de amêndoa e junte o agave até ficar dissolvido.
Incorpore o cacau e misture bem com o garfo. Introduza, mexendo, o extrato de baunilha, e leve ao frigorífico.
No dia seguinte, as sementes de chia terão inchado. Para servir, faça camadas de groselha e cacau de chia numa taça ou num copo de vidro e sirva com algumas groselhas.
Opmerkingen