Pizza com farinha de espelta integral
- Anabela Pereira
- 6 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Há muitas formas de consumir espelta. Vou sugerir-vos uma das mais saborosas, uma pizza. Uma receita para toda a família. Quem não gosta? É daquelas refeições que agrada à maioria das pessoas.
Cá em casa é muito apreciado, mas confesso que não faço regularmente. Esta massa de pizza vai ser feita toda com farinha de espelta e por isso comporta-se de maneira diferente da massa tradicional, sendo mais difícil de trabalhar. Para quem não sabe o que é farinha de espelta pode ir ver na secção Artigos do meu Blog.
O bom de fazer as nossas próprias pizzas é que podemos controlar todos os ingredientes e escolher os mais nutritivos e saborosos, desde a massa ao molho.
Basta ser criativo e terá certamente uma deliciosa refeição! Esta pizza dá para 3 pessoas (6 fatias).

Precisamos de:
Para a massa
180g de farinha de espelta integral
1 ovo grande
120ml de água
1 colher de sopa de azeite extra virgem
uma saqueta de fermento em pó
1 pitada de sal marinho
2 colheres de tomilho seco
Para o molho de tomate
300g de tomate biológico maduro, cortado em pedaços
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sobremesa de óleo de côco
sal, pimenta, noz moscada q.b.
manjericão fresco q.b.
Para o recheio (sugestão)
150g de cogumelos shitake ou outros que goste
100 g de fiambre de frango desfiado
1 embalagem de queijo mozarela (1 bola)
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1/2 pimento amarelo
azeitonas pretas q.b.
tomates cheri biológicos q.b.
Método:
Vamos começar pela massa:
Num recipiente coloque a farinha, o fermento, o sal, o ovo, o tomilho e misture. Junte a água aos poucos e mexa com uma colher (ou pode usar as mãos). Faça uma bola e reserve.
Para o molho de tomate:
Num tacho salteie a cebola, os alhos e o óleo de côco até a cebola ficar translúcida. Junte o tomate e deixe ferver, depois tape e deixe cozinhar 10 minutos em lume médio. Junte as especiarias e deixe cozer mais 5 minutos. Desligue e adicione o manjericão. Triture com varinha mágica. Como os cogumelos shitake são mais duros, gosto de os juntar ao molho e deixá-los cozer mais 10m. Reserve.
Montar a pizza:
Em cima de uma folha de papel vegetal coloque um pouco de farinha e estenda a massa com um rolo até o tamanho do prato da pizza. Coloque a massa num tabuleiro com o papel vegetal e faça pequenos buracos na massa, com ajuda de um garfo.
Vai ao forno 10 minutos. Retire para adicionar o molho de tomate e o recheio. Leve novamente mais 10 minutos ao forno e já está! Sirva com folhas de manjericão e acompanhe com um mix de vegetais frescos.
Comments