Cogumelos Shitake com espinafres e arroz integral
- Anabela Pereira
- 2 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
O cogumelo shitake é o preferido daqueles que procuram um cogumelo saboroso e tenro. Originário dos países asiáticos, especialmente Japão e Coreia, esta variedade começou a ser colhida na natureza, mas hoje já é amplamente cultivada. Os cogumelos shitake são grandes e possuem um sabor 'terroso', típico dos cogumelos selvagens. Eles vão bem em pratos com carnes, sopas, molhos e caldos, ou podem ser utilizados como acompanhamentos. Pela sua substância e sabor, também podem ser utilizados como substitutos para carnes. Estes cogumelos podem ser preparados de diversos métodos, explorando o melhor do seu sabor natural.
Esta receita é mesmo muito fácil de se fazer.

Precisamos de:
200 g de arroz integral
800 ml de água
400 g de espinafre em folha lavado
350 g de cogumelos shitake cortados em tiras
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de oléo de côco (para quem não gostar de óleo de côco pode substituir por azeite extra virgem)
Temperar com sal marinho, pimenta preta, pimenta rosa, coentros e manjericão seco a gosto
Método:
Faça o refugado com o óleo de côco, junte a cebola e os alhos bem picados e depois o arroz integral e a água. Coza o preparado cerca de 20 minutos em lume brando. A seguir acrescente os cogumelos shitake cortados em tiras. Quando estiver quase no final da cozedura, acrescente as folhas de espinafre. Misture e deixe descansar por uns minutos antes de servir.
Para quem não sabe, tem aqui os conhecimentos básicos para preparar o shitake e começar a utilizar esta saborosa variedade de cogumelos.
- Lave-os muito bem com água a correr
- Retire os pontos mais duros do caule do cogumelo
- Corte-os no formato desejado, utilizando uma faca de cozinha afiada.
Dicas:
Ao preparar os cogumelos shitake, procure secá-los o melhor possível. Isso ajudará a manter sua textura firme durante o cozimento.
Utilize sal, pimenta, ervas e as especiarias que desejar. Contudo, o sabor destes cogumelos também é ótimo mesmo sem qualquer tempero.
Os shitakes desidratados devem ficar mergulhados em água por várias horas, não só 30 minutos. Os cogumelos desidratados inteiros são muito mais macios que aqueles desidratados em fatias.
Ao escolher os cogumelos, escolha aqueles com textura mais firme. Isso significa que eles estão secos.
Ao preparar cogumelos, experimente utilizar os desidratados. Eles são muito saborosos e há quem diga que são até mais gostosos que os frescos. Mergulhe os cogumelos shitake desidratados em água para deixá-los mais suculentos. Você pode até utilizar esta água posteriormente na receita, para adicionar um pouco mais de sabor.
Experimente diversos métodos de preparo como grelhar, assar ou cozinhar no micro-ondas. Tente também utilizá-los em diferentes receitas. O seu sabor marcante irá enriquecer os pratos.
Não mergulhe os cogumelos frescos. Eles são porosos e expô-los à água deixa-los-á ensopados.
Evite comprar cogumelos que possuam pontos descoloridos ou manchas castanhas. Eles podem não estar frescos. Evite também aqueles com uma textura pegajosa.
Comments