O que é a Spirulina?
- Anabela Pereira
- 9 de ago. de 2017
- 1 min de leitura
Para quem ainda não conhece, a spirulina é uma cianobactéria, trata-se de uma bactéria fotossintetizante (contém muita clorofila), que vive em lagos e rios de pH elevado, e é extremamente nutritiva, pois contém sais minerais, vitaminas e proteínas, alto teor de vitaminas B12, B6 e E, cálcio, ferro e potássio. Como tem uma parede celular muito fina, é facilmente digerida pelo nosso organismo.

Os Aztecas já a utilizavam como alimento e, como a NASA sugeriu seu cultivo e consumo aos astronautas em missões espaciais de longa duração, a spirulina voltou a popularizar-se!
As variedades mais comercializadas de spirulina são a Arthrospira platensis, a mais amplamente distribuída, sendo encontrada na África, Ásia e América do Sul, e a Arthrospira maxima, na América Central.
Para que serve a spirulina?
A spirulina é um alimento completo, rica em vários nutrientes, que pode ser utilizado como suplemento dietético.
A spirulina também serve de fonte alternativa de proteína (ela tem teor proteico maior do que a própria carne vermelha), o que ajuda a complementar a dieta dos vegetarianos.
As apresentações da cianobactéria mais comuns, para consumo humano, são os comprimidos, as cápsulas e o pó. Vale destacar que ela também pode ser utilizada como ingrediente de medicamentos tónicos. A spirulina em flocos é mais usual nas formulações de rações para peixes.

A spirulina é contraindicada a gestantes, lactantes, pessoas alérgicas a frutos do mar e fenilcetonúricos. E convém lembrar que é apenas um complemento alimentar e não substituto das principais refeições!
Comments